Sua ideia de importação pode ser viável e nós podemos te ajudar

Search
Close this search box.

Porque as coisas dão errado na sua empresa?

Já parou para pensar porque as coisas dão erradas na sua empresa (e na sua vida)?
Esse conceito sempre choca meus alunos e clientes quando estamos falando de negócios. Estou falando do princípio da ENTROPIA*.

Calma! Esse não é um post sobre física.

Esse princípio diz que tudo tende ao caos e desordem. É muito estranho, mas ninguém para pra pensar que É NORMAL as “coisas” darem errado.

Pense!

Sua casa fica limpa naturalmente? Não!
Sua mesa de trabalho fica organizada naturalmente? Não!
Ao dirigir o seu carro ele fica na estrada naturalmente? Não!

Não, não e não!

Ao morar na sua casa, ela suja naturalmente e alguém tem que limpar. Sujar é normal. Ao trabalhar em sua mesa ou escrivaninha (como diria meu avô) ela fica desorganizada. Desorganização é normal.
Se soltar as mãos do volante do seu carro ele vai sair da estrada. Sair da estrada é normal. Por algum motivo, nós pensamos que O NORMAL é as “coisas” DAREM CERTO” em nossas empresas e em nossa vida.
Mas não é!

O NORMAL é dar errado.

Só não “dá errado” porque a gente não deixa. Porque tem você no controle da sua empresa, da sua vida. Porque tem alguém limpando a casa, arrumando a mesa e dirigindo o carro. Esse é o exercício do empresário!
Mercado conquistado hoje não é mercado garantido amanhã… Equipe treinada e atendendo bem os clientes não quer dizer que vai ficar assim para sempre.

Cliente satisfeito hoje não quer dizer que ele estará satisfeito amanhã.

Tem uma máxima que diz time que está ganhando não se mexe. Se mexe sim, pois o adversário está reagindo, está mexendo. Mas o que fazer então diante dessa tendência ao caos que são nossos negócios.
Bem, as recomendações são muitas mas vou dar aqui 3 delas que tem me ajudado muito.
  1. Ande com pessoas boas. Você é a média das 5 pessoas que mais convive. Então tenha em seu círculo mais próximo de relacionamento, pessoas que aumentem sua média.
  2. Seja grato sempre, mas nunca seja conformado. Agradeça o que tem, suas conquistas, grandes e pequenas, mas sempre busque algo novo, sempre tenha olho crítico para melhorar seu negócio, seus produtos, seu atendimento junto aos clientes.
  3. Inspire-se em pessoas que já passaram pelo caminho que você está passando. O Jorge Paulo Lemman, dono da Ambev, diz que o melhor benefício que ele teve no tempo que estudou em Harvard, não foram os estudos, mas as pessoas que ele conheceu lá.
Essas dicas servem para qualquer tipo de organização e especialmente aqui no China Gate falo com importadores e futuros importadores. Nossa missão é tornar importação da China acessível à todos os negócios, de qualquer tamanho.
Se você quer saber quais são os 7 passos que eu utilizo para desenvolver negócios de nossos alunos e clientes, eu separei uma aula gratuita para você. Clique aqui para ver o horário disponível!
Aproveite agora para compartilhar esse artigo com um amigo, parceiro, esposo, esposa, enfim… alguém que você acha que vai ajudar ao ler esse texto.

Te vejo na aula!

*Entropia (definição): É um conceito da termodinâmica que mede a desordem das partículas de um sistema físico. As entropias são espontâneas, isso quer dizer que seguem princípios da natureza, sendo irreversíveis. Por exemplo, quando alguém entra na cozinha encontra todos os utensílios e ingredientes organizados, conforme vai cozinhando, as coisas começam a se desorganizar.
Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli é fundador da China Gate, empresa de educação e consultoria focada em ajudar pessoas a importar da China para o Brasil através das suas empresas.
Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli

Rodrigo Giraldelli é fundador da China Gate, empresa de educação e consultoria focada em ajudar pessoas a importar da China para o Brasil através das suas empresas.

Uma resposta

  1. Olá Rodrigo! Gostaria de saber se é possível encontrar bons fornecedores na China de acessórios para smartphones, capas, cabos, carregadores, etc, para trabalhar no sistema private label? Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Recentes